A Diferença entre Desequilíbrio Estático e Dinâmico
Desequilíbrio Estático
No desequilíbrio estático, o centro de gravidade do rotor está deslocado do eixo de rotação. Isso cria uma força unilateral que tenta girar o rotor de modo que a sua parte mais pesada fique virada para baixo. Se rodarmos tal rotor 90 graus, o "ponto pesado" mover-se-á sempre para baixo.
- Ocorre quando o rotor está parado.
- É utilizado para rotores estreitos, em forma de disco.
- Corrige a distribuição desigual de massa num único plano.
Desequilíbrio Dinâmico
No desequilíbrio dinâmico, existem pelo menos dois deslocamentos de massa diferentes em planos distintos. Isto causa não só uma força unilateral como no desequilíbrio estático, mas também momentos que geram vibrações adicionais durante a rotação. Um rotor deste tipo não gira por si só quando rodado 90 graus, pois as forças anulam-se mutuamente. Este tipo de desequilíbrio só pode ser corrigido dinamicamente.
- Ocorre apenas quando o rotor está a girar.
- É causado por duas massas desequilibradas em planos diferentes ao longo do comprimento do rotor.
- Adequado para rotores longos com dois eixos; requer correção em dois planos.
Para a correção de um desequilíbrio dinâmico, é essencial um dispositivo como o Balanset-1A com uma função de equilíbrio em dois planos.